Na prática de uma massagem, a qualidade técnica dos profissionais deve ser vista apenas como um ponto de partida, pois o espaço onde trabalha é tão ou mais importante do que isso. Ora, o seu foco deve estar também em cada cliente e em proporcionar-lhe uma experiência inesquecível, de forma a usufruir de todos os benefícios de uma massagem. Para tal, deve preparar devidamente o local onde decorrem as sessões de relaxamento: Escolher o equipamento certo e criar uma atmosfera de imersão dos sentidos com aromaterapia, cromoterapia ou musicaterapia.
Neste contexto, vamos partilhar consigo as sete dicas a seguir para montar uma sala de massagens única e partilhamos ainda alguns equipamentos que o espaço deve ter.
Qual é a Importância de Ter uma Sala de Massagem Devidamente Preparada?
Um espaço de massagens com os equipamentos certos e as melhores condições de relaxamento oferece vários benefícios. Destacamos cinco:
- Melhora a experiência e a satisfação do cliente;
- Por inerência, aumenta a possibilidade de fidelização dos utilizadores do espaço;
- Transmite maior credibilidade e melhora a sua marca pessoal e profissional;
- Melhora a sua eficiência e otimiza o tempo de trabalho;
- Cria diferencial competitivo e gera destaque face à concorrência.
Dicas Para a Preparação da Sala de Massagem
Esclarecida a importância de ter um espaço bem equipado, destacamos agora sete boas práticas a seguir na preparação da área onde decorrem as massagens de relaxamento.
1. Privilegie Uma Marquesa de Massagem Elétrica e multifuncional
A marquesa de massagem é a ferramenta central da sua prática enquanto massagista. Pondere apostar numa marquesa com abertura para o rosto de modo a aumentar o conforto dos clientes quando estiverem de barriga para baixo.
De igual modo, deve garantir a sua própria comodidade: assegure que a marquesa tem uma altura suficiente de modo a não se curvar para fazer as massagens, e que o colchão tem espessura suficiente para ser confortável para o utilizador. Recorde-se que o utilizador irá permanecer deitado durante algum tempo. Também a largura do colchão é importante: escolha marquesas com colchão de 70 ou 80 cm de largura de forma a que possa ser o mais abrangente possível ao seu público. Marquesas que tragam já luz de cromoterapia ou outros elementos, podem ser uma enorme vantagem para diferenciar o seu espaço da concorrência.
Tudo isto pode ser conquistado com marquesas de massagem elétricas ou marquesas multifunções. Com este tipo de marquesas, a altura, em particular, é ajustável com mais facilidade o que se torna muito útil para os clientes com mobilidade reduzida.
2. Considere a Cor do Espaço
As cores que nos rodeiam influenciam o nosso humor e o mesmo é verdade num gabinete de massagens. Por isso, foque-se nos tons que promovam o relaxamento.
As cores mais claras, como o azul bebé ou mesmo o branco, por exemplo, são boas opções para levar aos clientes uma maior sensação de calma. Adicionalmente, pode apostar em elementos decorativos que reforcem a personalidade do seu negócio com cores mais sofisticadas. Um quadro de sal é uma ótima escolha neste contexto.
3. Aposte Nas Luzes Quentes
Tal como as cores, a iluminação também influencia muito a experiência sensorial dos clientes. Neste caso, as luzes mais claras com tons mais frios podem reforçar a sensação de alerta. Por isso, o ideal será optar pelas luzes de cores mais quentes, como o bege.
O trabalho num espaço sem janelas pode ser favorável uma vez que terá maior controle sobre a iluminação da sala. As velas podem complementar a iluminação e contribuir para um ambiente mais acolhedor. Note apenas que, caso recorra às velas aromáticas, o cheiro deverá ser leve.
4. Reproduza Música Calma
Se quiser enriquecer o ambiente em que o tratamento decorre, pode apostar na música. O truque será apostar em melodias relaxantes. Alternativamente, pode reproduzir efeitos sonoros, como os de cantos de pássaros, água corrente, ou outros sons característicos de ambientes naturais.
5. Fuja dos Ruídos Externos
Foque-se nos sons que provêm do exterior. Os ruídos são poucos? Essa é mesmo a ideia. A sua prioridade deve ser a de assegurar que os barulhos de fora não condicionam o relaxamento dos clientes. Afinal, nunca será tão agradável receber uma massagem enquanto ouve o barulho incessante de buzinas, por exemplo.
Neste contexto, a localização do seu espaço é a chave. Aposte numa zona tranquila e silenciosa. Caso esteja numa zona urbana, aposte numa boa insonorização da sala destinada à massagem.
6. Mantenha o Espaço Limpo e Seguro
O Decreto-Lei n.º 441/91, de 14 de novembro, define que “todos os trabalhadores têm direito à prestação de trabalho em condições de segurança, higiene e de proteção da saúde”. O mesmo deve ser aplicado aos clientes.
Como tal, certifique-se de que tem o espaço e os equipamentos devidamente higienizados.
Procure também reforçar a segurança do seu local de massagens com o uso de sistemas de deteção de fumo e de sinalização, se necessário.
7. Prepare o Seu Kit Profissional
Qualquer massagista deverá ter um conjunto de materiais para enriquecer a prática profissional e oferecer aos clientes uma experiência mais satisfatória.
Ora, além da marquesa, é ideal que tenha o seu espaço abastecido com os utensílios seguintes:
- Toalhas de rosto e de banho (para cobrir os clientes, se necessário);
- Lençois de papel TNT descartáveis para forrar a marquesa;
- Óleos, cremes e loções para a massagem;
- Desinfetante para as mãos e para a superfície dos móveis.
Explore a Oferta da Balness Spa
Algumas das dicas partilhadas podem ser fáceis de adotar, mas outras, como a aquisição de equipamento, poderão gerar mais dúvidas. Afinal, quais serão as melhores escolhas ao nível de aparelhos e de acessórios a usar?
A oferta da Balness Spa pode facilitar a decisão.
Ora, a pensar na necessidade de criar espaços de massagem diferenciadores, criámos uma página com os equipamentos de bem-estar que pode considerar para tornar a sua sala memorável.
As opções que encontra no website podem ser usadas de forma complementar para enriquecer ainda mais o seu espaço.
Conclusão
Além das competências técnicas de cada massagista, as condições envolventes do espaço de massagem têm um grande impacto na experiência dos clientes.
Para levar aos utilizadores do seu espaço uma experiência de massagem relaxante única, ou de outra qualquer massagem terapêutica, crie harmonia no respeita às cores, iluminação e música. Evite também trabalhar em zonas com muito ruído e mantenha a sua sala devidamente limpa.
Por fim, tenha o kit profissional sempre abastecido e utilize equipamento que não só facilite o seu trabalho como também ofereça maior comodidade aos clientes, como as macas elétricas.
Para saber onde encontrar os equipamentos mais adequados, explore a oferta da Balness Spa: usados de forma integrada, prometem deslumbrar os clientes que aparecerem no seu espaço de massagem.
Se desejar ler mais sobre temas relacionados com bem-estar, siga também o nosso blog. Partilhamos conteúdos educativos sobre wellness e fitness.